quarta-feira, 26 de junho de 2013

Trabalhos de Recuperação de Português - SOMENTE 6º ANO A

Boa tarde!!!

Segue os trabalhos de Língua Portuguesa referente a recuperação do 1º e 2º Bimestre.
Não esqueça de fazer o trabalho conforme os padrões do colégio (capa, índice, introdução, conclusão).
As resposta deverão ser feitas manuscritas.


1ª BIMESTRE


CONSUMISMO

Os homens, através da tecnologia, inventam a cada dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do consumo.

Uma das formas de convencer o consumidor a compra os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios, até  Sofisticados filmes, que contam muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou nos cinemas.

Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que cobram pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo. Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a  dificuldade que seus pais enfrentam para consegui-los.

O consumismo é um tal que deve ser combatido em todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças vêem, nas ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também leva os adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso.

A necessidade da conscientização do que é consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.

(André Carvalho e Alencar Abujamra, Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.)

 
1) Segundo o texto, o que é consumismo: (1.0)

a) É o espírito de competição.

b) É um mal que deve ser combatido.

c) É comprar cada vez mais, mesmo que não necessite.

d) É uma necessidade de conscientização.

2) De acordo com o texto, quem é diretamente mais atingida pela publicidade? (1.0)

3) A publicidade é feita das formas mais variadas. Isso faz com que: (1.0)

4) “Toda essa carga é jogada em cima das pessoas...” . Qual o significado dessa frase? (1.0)

5) Defina a diferença entre a linguagem formal e a linguagem informal. Cite um exemplo  de cada. (2.0)

 6) Fale sobre os artigos: definidos e indefinidos. (2.0)

 7) Explique a diferença entre frase verbal e frase nominal. (1.0)

 8) Complete as afirmações abaixo: (1.0)

a) As frases declarativas são encerradas com ____________.
b) O ponto de interrogação indica o final de uma frase ____________.
c) O ____________ é empregado no final de frases exclamativas.
d) Nas frases ____________, podem aparecer os pontos de exclamação ou ponto final.
 
 
2º BIMESTRE
 
 
 
O HOMEM E A GALINHA
Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló
. (Ruth Rocha)
 
1) O texto recebe o título de O  homem e a galinha.  Por que a história recebe esse título?(1.0)
 
2) O que faz a galinha ser diferente das demais? (1.0)

3)
 Que elementos demonstram que a galinha passou  a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro? (1.0)
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló 
 
4) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras? (1.0)
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
 
5 ) Defina com suas palavras o que é: (3.0)
a)     Narrador-personagem
b)    Narrador observador ou neutro
c)     Narrador intruso
 6) Defina de forma breve e sucinta os tipos de substantivos pedidos abaixo e dê um exemplo para cada : (3.0)
a)    Substantivo comum
b)    Substantivo próprio
c)    Substantivo coletivo
d)    Substantivo abstrato
e)    Substantivo primitivo
f)     Substantivo derivado
 
Quaisquer dúvidas estou à disposição.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário